terça-feira, 6 de julho de 2021

ESPAÇO DOS PODCAST´S


Nesse podcast Dr Paulo Roberto Baqueiro Brandão  discorre sobre "Os Conflitos por Terra e Trabalho"  responde questões muito pertinentes sobre o assunto.




Dr Paulo Roberto Baqueiro Brandão possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia (concluída em 1997), especialização em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (concluída em 1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (concluído em 2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (concluído em 2013). Professor Associado (Classe D Nível I) dos cursos de Geografia, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras (BA). Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Espaciais e Desenvolvimento Territorial e membro da Rede de Estudos e Pesquisas Cidades Médias e Pequenas da Bahia, Rede Mikripoli e Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Histórica e Geografia do Turismo.


        %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%


Nesse podcast a nutricionista 
Emilly Assis,  especialista em ( Nutrição Clínica Funcional e Comportamental ) responde questões muito pertinentes sobre a  " Educação Alimentar e Nutricional"


A nutricionista Emilly Assis
, é especialista em (Nutrição Clínica Funcional e Comportamental )

Contatos:

emillyfassisnutri@gmail.com
@nutriemillyassis
73-998153096

              %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%


Nesse podcast a
Prof° Drª Iane Paiva, atualmente professora da (UESB) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA , comenta questões muito pertinentes sobre o "Processo de envelhecimento, respeito a valorização do idoso no Brasil."




A Prof° Drª Iane Paiva, é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física UESB/UESC e Professora Adjunta no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Campus Jequié), líder do Grupo de Pesquisa em Saúde, Fisiologia e Atividade Física (GPSFA), coordenadora do projeto de extensão Programa de Exercício Físico para a Saúde da Mulher (PROEM) e Editora Associada da Motriz: Journal of Physical Education (2016-atual). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/2008) e doutorado na linha de pesquisa Fisiologia Endócrino-Metabólica e Exercício Físico no PPG em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2015). Administra o perfil @proem.gpsfa no Instagram e tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos temas: Exercício Físico, Envelhecimento, Menopausa, Saúde da Mulher e Doenças Cardiovasculares e Metabólicas.


Contatos: ianepaiva@yahoo.com.br ou iane.paiva@uesb.edu.br.

@proem.uesb
@
gpsfa.grupo


               
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

  

Neste podcast o Sr. Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho, Professor, Ambientalista e atual Secretário de Cultura e Turismo do Município de Jequié fala da promoção da cultura no período da pandemia, momento extremamente desfavorável para a sua produção. Ele fala da identidade cultural de Jequié e dos planos para a sua recuperação.



Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho possui Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997) e Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2001). Atualmente é docente do Governo do Estado da Bahia. Foi professor substituto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e professor visitante da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos temas: literatura, leitura, produção de texto, jornalismo ambiental, cultura popular, produção cultural, desenvolvimento sustentável e memória social e documento.


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%


No podcast "Saúde mental na pandemia" a psicóloga clínica, Dra. em Psicologia (Mackenzie), Adriana de Fátima Ribeiro aborda o conceito de saúde integral e nos oferece boas reflexões sobre o que podemos fazer para nos mantermos saudáveis no cenário da pandemia.

Adriana de Fátima Ribeiro, possui graduação em Psicologia, fez Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.Tem experiência na área de Psicologia clínica, especialmente na área de avaliação cognitiva com ênfase em Processos Cognitivos e Atencionais, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e percepção, aspectos cognitivos do desenvolvimento e suas alterações presentes no TDAH e em outros transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes genéticas. Atualmente faz parte do núcleo de pesquisa como colaboradora nos projetos: 1° Contribuições interdisciplinares das avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica na compreensão das queixas de desatenção hiperatividade e impulsividade em crianças e adolescentes; 2° Efeitos de uma intervenção parental de práticas educativas sobre dificuldades cognitivas e comportamentais de crianças com TDAH: Repercussões escolares e familiares; 3°Intervenção neuropsicológica, comportamental e orientação psicoeducativa em distúrbios do desenvolvimento e 4° Correlações entre avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica e testes computadorizados de atenção para rastreamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescente


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%



No dia 13 de setembro de 2021, se estivesse vivo, Paulo Freire completaria 100 anos. 

Nós, responsáveis por esse blog temos uma pauta mais ou menos definida que implica em discutir criticamente a BNCC, oferecendo materiais que apresentem transversalmente os temas desse documento. Nós temos essa pauta mas, não podemos ficar silenciosos ante a homenagem necessária ao patrono da educação brasileira.

Sua obra é uma ferramenta do 'esperançar' de todos nós, educadores. Inspiração para muitos e, por essa razão, nossa homenagem vem exatamente por meio da fala do Prof. Dr. Hayaldo Copque (Ator e Diretor Teatral) que nos apresenta O TEATRO DO OPRIMIDO, legado do também diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, Augusto Boal que, tomado pela voz que conclama e quer conscientizar do Paulo Freire nos apresenta um teatro da revolução, aonde todos atuam no esforço fazer cessar as vozes opressoras.


O Prof. Dr. Hayaldo Copque (DCHL/UESB) Professor adjunto da área de Teatro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Departamento de Ciências Humanas e Letras. Com pesquisas na área de Dramaturgia, aborda atualmente temas relacionados à inserção do real e à busca pelo engajamento social em dramaturgias políticas. Possui mestrado e doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA) e bacharelado em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral também pela UFBA, onde ainda atuou como professor (2012-2014). Vice-presidente regional da Associação dos Docentes da UESB (ADUSB). Também atua como dramaturgo e diretor teatral.


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%



Algumas transcrições de uma fala contundente!!!

 

 “...Espero que estejam bem na medida em que ainda atravessamos esse contexto fúnebre da pandemia...”

“...Já se tem vacinas para imunizar toda a população, mas como aqui a pandemia é um projeto dentro das necropolíticas estamos postos a conviver nesse caos. Mas há resistência!...”

“Lutamos contra o vírus COVID 19 e ao mesmo tempo, aqui no Brasil, lutamos contra o verme que ocupa a Presidência...”

“...No tocante a BNCC, primeiro eu quero destacar que, ao longo da história são as classes dominantes ou hegemônicas que detém o poder e o controle das escolas, a reproduzir e manter a ordem do sistema econômico vigente, restando aos professores formar estudantes para ajustá-los a ordem existente...”

"...a BNCC simplesmente apagou a educação ambiental...".




Profa. Dra. Silvana do Nascimento Silva (DCB/UESB)


A Profa. Dra. Silvana do Nascimento Silva é licenciada em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2000). Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2001). Doutora em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências - UFBA, com doutorado-sanduíche pelo Programa ERASMUS (Bolsa da União Europeia) na Universidade do Minho em Portugal. Professora Adjunta da área de Educação do Departamento de Ciências Biológicas (UESB). É docente, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (DCB/UESB). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores - GPEAFP. Coordena o Laboratório de Ensino de Biologia (LEBio-UESB, 2019-Atual).  





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A saúde na pandemia

BNCC - CRÍTICA EM ACÃO

A música é, em si mesma um instrumento pedagógico. Não há dúvida que ela educa! Educa para preservar a memória, a cultura, a história e a ge...