segunda-feira, 3 de maio de 2021

AULAS E SUGESTÕES DE TRABALHO (CONTEÚDOS UNIVERSAIS)

Aula 2. Bichos da flora regional






















Sugestões de como trabalhar criticamente

  •  Ilustre o mais que você puder o assunto apresentando mapas, cartogramas e fotografias para discutir o assunto;
  • Aproveite para promover a preservação da natureza;
  • Fale dos animais em extinção e das instituições que trabalham em prol da preservação ambiental;
  • Discuta com os alunos o que ele pode fazer em prol da preservação ambiental;
  • Fale sobre  a relação entre a fauna e a flora, e a importância que a flora tem para o bom funcionamento da fauna;
  • Cite a importância de cada animal na cadeia alimentar;
  • Aborde sobre a biodiversidade das espécies da região.



Aula 1. As estações do ano
 











 
 
 
Sugestões de como trabalhar criticamente. 
  • Ilustre bastante o tema. Uma boa sugestão é reproduzir os vídeos do hiperlink;
  • Faça um exercício de deixar um copo de água por volta de 1/2 hora no sol. Recolha o copo e peça aos alunos para tocar no copo e na água;
  • Explique sobre como a pele oferece uma proteção contra os efeitos do tempo;
  • Você pode falar que nem todos tem o abrigo de uma casa para se proteger dos efeitos do clima e da transição das estações do ano;
  • Você pode comentar que o desabrigo das pessoas é condição produzida pelo capitalismo;
  • Você pode comentar que as dinâmicas das estações do ano alteram a dinâmica da cidade e do campo, os ritmos de vida e de trabalho das pessoas;
  • Pode comentar sobre quais plantas se adaptam melhor a cada estação. 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A saúde na pandemia

BNCC - CRÍTICA EM ACÃO

A música é, em si mesma um instrumento pedagógico. Não há dúvida que ela educa! Educa para preservar a memória, a cultura, a história e a ge...