quarta-feira, 5 de maio de 2021

QUEM SOMOS

O Núcleo de Estudos Sobre Memória, Ideologia, Trabalho e Educação (NEMTrabE) e Grupo de Pesquisa vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (GP / CNPq) se propõe a acolher, desenvolver e a repercutir pesquisas de graduação e pós graduação que discutam os modos como, sob a memória social e coletiva se projetam sociometabolizações que incitam transformações no trabalho com as práticas pedagógicas ou poiesis e práticas educativas ou práxis. Além do tema da memória coletiva, o NEMTrabE acolhe também, pesquisas em educação que se proponham ao estudo dos aspectos que corroboram as transformações - sociais, econômicas, políticas - propugnadas pela ideologia, em conformidade com o entendimento marxista. O NEMTrabE acolhe, desenvolve e quer repercutir também, pesquisas de graduação e pós graduação que debatam os modos como o trabalho ontológico e a educação omnilateral se interseccionam no debate dialético, a fim de produzir um modelo de escola e de educação daí advindo nosso esforço crítico de análise.

Nossas linhas de pesquisa são:

  1. Crítica as metodologias de ensino em diálogos multi, inter e transdisciplinares;
  2. Crítica a educação: educação do campo, a educação rural, a educação popular, a pedagogia socialista
  3. Crítica a pedagogia em espaços não escolares: espaços não formais e informais de ensino aprendizagem.

NOSSA HISTÓRIA

Em vista do processo de reformulação do currículo do curso de pedagogia que ocorreu em 2014, foram criados os Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) na UESB, Campus de Jequié, dentre eles, o NEMTrabE. Desde essa época esse núcleo de pesquisa tem servido como um "berçário" para  prospecção de pesquisas no referido curso, ampliando a divulgação de trabalhos acadêmicos em eventos nacionais e internacionais e, principalmente, vem contribuindo com o estímulo a produção qualificada de jovens pesquisadores.
No projeto de pesquisa "Memória, Ideologia, Trabalho e Educação. Estudos Sobre a Educação no / do Campo", subprojeto "Trabalho ontológico e educação omnilateral na construção de uma escola identidade com os sujeitos rurais"financiado pelo CNPq e no qual contamos com a participação da bolsista Amanda Santos Silva, bolsista do PIBIC/CNPq e agora, bolsista de extensão desse projeto; Caroline dos Santos Novais, bolsista de extensão e Tiane Jesus da Silva, bolsista do PIBIC/UESB  a ideia é oferecer uma alternativa à formação de alunos, com aulas gravadas que recebem 'tratamento' no método do materialismo histórico dialético. 
Uma missão difícil pois, as aulas gravadas se destinam a crianças do 3 e 4 anos do ensino fundamental de escolas rurais, pouco habituadas ao manejo com tal método. Um manejo difícil porque, o próprio materialismo histórico dialético não quer prescindir de sua categoria fundamental que é a crítica ao trabalho. Já seus conceitos são: luta de classe, propriedade, mais valor, alienação, ideologia, fetichismo da mercadoria, relações de produção, só para citar as definições que nos parecem mais importantes.
Mas, antes do projeto ser aplicado, "Trabalho ontológico e educação omnilateral na construção de uma escola identidade com os sujeitos rurais", trabalhamos de 2016 até 2020 com a discente do curso de Pedagogia, Monaliza Meira Simões no mesmo projeto de pesquisa, só que no subprojeto "As matrizes pedagógicas do MST ou a escola como possibilidade de revolução". O trabalho 'rendeu', no tempo de sua vigência inúmeras produções. Ele aborda o tema Educação do Campo e, em especial, a Pedagogia do MST - mesma coisa que "pedagogia do movimento" - e as suas matrizes pedagógicas, sistematizadas por Caldart (2000). O objetivo deste foi realizar uma análise da pedagogia do MST em seu potencial revolucionário, compreendendo as balizas teórico-conceituais dessa pedagogia, apresentando as matrizes pedagógicas do MST e entendendo os seus impactos na realidade concreta dos assentamentos e acampamentos do movimento. Para tais feitos, apresenta enquanto campo da empiria o Assentamento Boa Sorte (Iramaia, BA) e o Acampamento Carlos Marighella (Ipiaú, BA) e se ancora nos referenciais teóricos de autores como Roseli Salete Caldart, Miguel Gonzales Arroyo, Paulo Freire, Karl Marx, Itsván Mészáros, Antonio Gramsci, Anton Makarenko, Friedrich Engels e outros.
No parágrafo abaixo apresentamos as produções do NEMTrabE associadas ao projeto de pesquisa "Memória, Ideologia, Trabalho e Educação. Estudos Sobre Educação no/do Campo" publicados até aqui.



NOSSA PRODUÇÃO


Publicação em revistas ou periódicos

TORREÃO SÁ, T. R. B.; SIMÕES, M. M. Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, v. 4, n. 2, 2019, p. 71 - 84.


Publicação em anais de eventos (resumo expandido)

TORREÃO SÁ, T. R. B.; SIMÕES, M. M. A precarização da escola do campo e o protagonismo dos movimentos sociais na afirmação de um itinerário pedagógico transformador. In: XII COLÓQUIO NACIONAL E V COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO, 12., 2017, Vitória da Conquista. Anais...Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017, p. 1831 - 1834.


Publicação em anais de eventos (artigo completo)

TORREÃO SÁ, T. R. B.; SIMÕES, M. M. As matrizes pedagógicas do MST. Contra-hegemonia e resistência no Assentamento Boa Sorte, Iramaia - Bahia. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 6., 2019, Fortaleza, Anais...Fortaleza: Editora Realize, 2019, p. 1 - 11.

TORREÃO SÁ, T. R. B.; SIMÕES, M. M.; DE GRANDI, A. B. Referências para pensar balizamentos do conceito de educação na pedagogia do Movimento Sem Terra (MST). In: VII SEMINÁRIO NACIONAL E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAL. 7., 2019, Vitória da Conquista. Anais...Vitória da Conquista: Edições UESB, 2019, p. 1 - 11.

TORREÃO SÁ, T. R. B.; SIMÕES, M. M. As matrizes pedagógicas do MST. Ensejos de resistência no Assentamento Boa Sorte, Iramaia, Bahia In: VII SEMINÁRIO NACIONAL E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAL. 7., 2019, Vitória da Conquista. Anais...Vitória da Conquista: Edições UESB, 2019, p. 1 - 13.

TORREÃO SÁ, T. R. B.; SIMÕES, M. M. A educação integral e a alternância na Escola Estadual Rural Taylor Egídio (ERTE), Jaguaquara, Bahia. Resistência e contrahegemonia? In: VII SEMINÁRIO NACIONAL E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAL. 7., 2019, Vitória da Conquista. Anais...Vitória da Conquista: Edições UESB, 2019, p. 1 - 16.

TORREÃO SÁ, T. R. B.; SIMÕES, M. M. O protagonismo do MST na afirmação de um itenerário pedagógico transformador: refletindo sobre as matrizes pedagógicas do MST, In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 37., 2017, Petrolina/PE. Anais...Petrolina: Editora da UFPE, 2017, p. 1 - 11



Nossos membros:

Profa. Dra. Tânia Regina Braga Torreão Sá (http://lattes.cnpq.br/8999392221171784)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2001). É Doutora em Memória Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (2016). É Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua na área de educação e nas subáreas de ensino de geografia, educação do campo, metodologias do ensino e educação em espaços não escolares.



Discente Amanda Santos Silva: É estudante do curso de pedagogia, campus de Jequié. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) / UESB atuando no projeto "Memória, Ideologia, Trabalho e Educação. Estudos Sobre a Educação no / do Campo"subprojeto "Trabalho ontológico e educação omnilateral na construção de uma escola identidade com os sujeitos rurais".




Discente: Tiane Jesus Da Silva Estudante do 4 semestre do Curso de Pedagogia (CCP/UESB/Jequié); Membro Estudante do NEMTrabE. E-mail: thiane_jesus@hotmail.com
Discente: Caroline dos Santos Novais. Estudante do VI semestre de Pedagogia, integrante do grupo de pesquisa NEMtrabE (Núcleo de Estudos sobre Memória, Ideologia, Trabalho e Educação). Email: carolnovais131@outlook.com

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