Vejam o material que nossos bolsistas produziram com o tema
Saúde na pandemia
A primeira coisa que nos interrogam quando tomam conhecimento que desejamos trabalhar com os Temas Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementaca/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf) é, por que? Certamente, uma interrogação que só ganha sentido quando contextualizamos o tom moralista que esse documento adquire no Governo do Presidente Jair Bolsonaro. O Governo de Jair Bolsonaro que orienta o seu Ministério da Educação a partir de uma pauta de costumes que é bastante conservadora.
Vínhamos evoluindo com os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s), apesar das necessárias críticas ao caráter conteudista desse documento, mas, mesmo assim, ele nos parecia mais 'aberto', porque seus autores prescindiam dessa interlocução entre a pauta de costumes e as transversalidades do currículo escolar.
Mas, começamos com uma interrogação e agora nós a respondemos! Trabalhamos com os Temas Transversais da BNCC porque, apesar de considerá-los, em determinada medida refletindo uma posição política anacrônica, temos confiança que poderemos trabalhar criticamente essas transversalidades, fazendo-as realmente colaborar para a afirmação de valores como solidariedade, empatia, conscientização, crítica e autocrítica.


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