sexta-feira, 2 de julho de 2021

SOBRE AS TRANSVERSALIDADES DA BNCC

E NÃO TEMOS OUTRO ASSUNTO MAIS OPORTUNO PARA CONVIDAR VOCÊS A "PAPEAR", SENÃO, COMEÇAR EXPLORANDO O TEMA DA SAÚDE. 

 

Vejam o material que nossos bolsistas produziram com o tema

 

Saúde na pandemia  

https://onedrive.live.com/?cid=278138073E5EA859&id=278138073E5EA859%217914&parId=278138073E5EA859%212932&o=OneUp

 

A primeira coisa que nos interrogam quando tomam conhecimento que desejamos trabalhar com os Temas Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementaca/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf) é, por que? Certamente, uma interrogação que só ganha sentido quando contextualizamos o tom moralista que esse documento adquire no Governo do Presidente Jair Bolsonaro. O Governo de Jair Bolsonaro que orienta o seu Ministério da Educação a partir de uma pauta de costumes que é bastante conservadora.

Vínhamos evoluindo com os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s), apesar das necessárias críticas ao caráter conteudista desse documento, mas, mesmo assim, ele nos parecia mais 'aberto', porque seus autores prescindiam dessa interlocução entre a pauta de costumes e as transversalidades do currículo escolar.


Agora, não é assim!...Agora temos tudo misturado, compondo um mix de temáticas que de modo sutil indicam um lugar de fala específico para quem desejar trabalhar com essas temáticas...

Mas, começamos com uma interrogação e agora nós a respondemos! Trabalhamos com os Temas Transversais da BNCC porque, apesar de considerá-los, em determinada medida refletindo uma posição política anacrônica, temos confiança que poderemos trabalhar criticamente essas transversalidades, fazendo-as realmente colaborar para a afirmação de valores como solidariedade, empatia, conscientização, crítica e autocrítica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A saúde na pandemia

BNCC - CRÍTICA EM ACÃO

A música é, em si mesma um instrumento pedagógico. Não há dúvida que ela educa! Educa para preservar a memória, a cultura, a história e a ge...